O Governo do Estado apresentou uma nova proposta para pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) ao Fórum Sindical a fim de encerrar a greve dos servidores pública que já dura quase um mês em Mato Grosso. A proposta prevê o pagamento de 7,36% de forma parcelada, porém sem o retroativo ao mês de maio deste ano.
Os sindicalistas devem apresentar uma posição sobre a proposta até a manhã desta terça-feira, antes da sessão extraordinária convocada para apreciar em segunda votação a proposta anterior do Governo. A primeira proposta prevê o pagamento de 6% da RGA em três parcelas de 2% cada, mas com o retroativo as perdas de maio deste ano. A complementação dos 5,28% está condicionada ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em gastos com pessoal, que é 49% da arrecadação do Estado.
Responsável por apresentar a proposta aos servidores públicos, o líder do Governo, deputado Wilson Santos (PSDB), explicou que o executivo chegou “ao limite” com a nova proposta. ”Se não aceitarem esta nova proposta, vamos votar a que foi aprovada em 1ª votação hoje de manhã”, disse o tucano aos sindicalistas.
Wilson afirmou que, a princípio, a nova proposta pode representar perdas aos servidores, pois exclui o pagamento retroativo da RGA. No entanto, ele vê vantagens com o passar do tempo.
“Vocês estarão trocando retroativo por 1,36% a ser incorporado definitivamente. Vocês vão perder dinheiro a princípio, mas a partir do 5º, 6º, 7º mês terão uma remuneração. E esse percentual estará incorporado ao salário, valerá para cálculo do próximo RGA e também da aposentadoria”
DISCUSSÃO
O clima na reunião entre sindicalistas e o Governo foi de extrema tensão. Os representantes dos servidores estavam agitados e cobrando, principalmente o líder do Governo, pelo cumprimento integral da recomposição salarial, que é de 11,28%.
Em determinado momento, o tucano passou a responder um líder sindical, o que gerou forte discussão. Palavras de baixo calão de ambos os lados foram ouvidas. Foi necessária a intervenção de outros líderes sindicais e deputados presentes na reunião para acalmar os ânimos.
A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), obteve uma decisão liminar que lhe permite continuar no cargo até a análise final de uma Ação Revisional apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O pedido tramita no Gabinete da 2ª Turma e busca reavaliar a condenação que resultou na perda de seu mandato. A condenação, proferida nos autos da Ação...
Evento reúne grandes shows e torneio esportivo no Balneário Paraíso nesta sexta-feira, sábado e domingo.
Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.